A mesa posta com forma de criar memórias afetivas

Atualizado: Mai 21

A maneira como vemos o mundo é influenciada constantemente pelas nossas emoções. Assim, percebemos o espaço ao nosso redor através do filtro da emoção que estamos vivendo naquele momento. Esses filtros, além de impactarem nossa percepção, impactam também nossas decisões. As emoções que estamos sentindo agora vão marcar nossa memória. E, com toda certeza, essa fase de quarentena vai ficar marcada na memória de todos nós. Mas a decisão sobre como isso vai ser lembrado depende da emoção que cada um de nós vai dar a esse momento que estamos em casa. Você já parou para pensar quais emoções você está sentindo agora? Imagine se daqui há um ano eu te perguntar sobre esse isolamento, qual a sensação que virá a sua mente? Positiva ou negativa? Uma pesquisa realizada pelo Happiness Research Institute da Dinamarca identificou padrões comuns no registro de memorias felizes: 62% tem ligações direta com aspectos multissensoriais e 56% emocionais.

Então, por que não criar experiências positivas de forma intencional, para você mesmo? Incluir na sua rotina breves momentos que estimulem os seus sentidos e suas emoções? O hábito das refeições em família pode ser uma boa idéia! Muito além da decoração, a mesa posta é uma forma de demonstrar carinho, afeto, de ser gentil e favorecer o encontro. Realizar refeições em torno da mesa fortalece vínculos familiares e propicia a formação de novas memórias afetivas.

Realizar refeições ao redor da mesa é importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. É sobretudo nesses momentos que a identidade familiar é reforçada através do sentimento de pertencimento, trazendo segurança e propiciando o compartilhamento de valores. Segundo a Literacy Trust, instituição inglesa com atuação no segmento educacional, que realizou uma pesquisa com mais de 34 mil crianças e adolescentes, as conversas em torno da mesa auxiliam na criação de crianças mais confiantes.

Apesar de todos os problemas que estamos enfrentando nesse momento, sentar-se a mesa na companhia das pessoas que convivem com você, e aproveitar a refeição com uma boa conversa pode ser uma experiência surpreendente, além de fortalecer os laços afetivos. Então por que não experimentar a pratica da mesa posta nesse quarentena? E por que não aproveitar o dia das mâes para arrumar a mesa com itens que você já tem em casa e um pouco de criatividade ? Utilize velas, galhos secos, vidros, flores e frutas, arranjos em jarras, luzes de natal, tecidos, brinquedos... vale a sua imaginação.. Você com certeza vai se surpreender com os resultados!!!

SIGA A GENTE

FACE.png
INSTA.png

FERNANDA@SENTIRARQUITETURA.COM

SENTIR ARQUITETURA 2020 -  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

DESIGN BY STILO

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________